Saiba como funciona o módulo que automatiza condomínios via internet
Você já ouviu falar de IoT (Internet das Coisas, ou Internet of Things, em inglês)? Trata-se de um conceito que representa a conexão da internet com objetos, como eletroeletrônicos, com vistas a permitir o controle desses itens remotamente.
No âmbito de nossa solução de portaria remota, o que o módulo IoT da Kiper, que é a desenvolvedora do nosso sistema, permite a automação, ou seja, o controle de ar-condicionado, bombas d’água, bombas de piscina, iluminação e outros elementos. Essa é considerada uma das principais novidades para condomínios.
O módulo conta com quatro entradas para dispositivos como sensores, chaves ou botões, e quatro saídas para acionamento dos dispositivos que se queria controlar. Esses são alguns exemplos simples de aplicação, mas podem ser inúmeras as possibilidades.
Com isso, se antes o “ligar e desligar” de todos esses equipamentos era feito pelo porteiro, agora é possível monitorar e acionar de forma remota essas aplicações.
Além disso, dá para acionar esses mesmos itens de forma automática por meio de agendamento. Por exemplo, você pode programar para as luzes da piscina ligarem às 20h e desligarem às 6h nas segundas e quartas, por conta de um evento específico que ocorre nessas datas.
Ou, ainda, realizar o acionamento automático por meio de um sensor. Por exemplo, se o sensor de nível de água for acionado, então é ligada a bomba de sucção.
É importante ressaltar que, em caso de falta de luz ou perda de sinal de internet, o sistema continua operando normalmente, pois não perde as suas configurações automáticas. Isso é possível desde que exista um sistema de gerador ou baterias, um recurso que está sendo amplamente utilizado em condomínios para proporcionar mais conforto e segurança aos moradores.
Fonte: Kiper
Foto: Pixabay