Cerca elétrica mata? Veja o que é mito e o que é verdade sobre este sistema de proteção patrimonial

Você já deve ter percebido que a criminalidade nas cidades vem aumentando de maneira assustadora, né? A ousadia é tão grande que invasões a domicílios acontecem a qualquer hora do dia, com moradores em casa ou não. Diante disso, o cidadão brasileiro está recorrendo a sistemas de segurança eletrônica para ter um pouco mais de proteção. Um dos mais procurados é a cerca elétrica.

Ao mesmo tempo em que essa solução desperta interesse, também traz muitas dúvidas e, por vezes, alguns mitos são criados em torno dela. Cerca elétrica pode matar? Pode ferir animais domésticos? Essas e outras questões sempre surgem na hora de escolher este sistema de segurança.

Pensando nisso, resolvemos esclarecer alguns pontos importantes. Mas, antes, vamos explicar o que é e como funciona a cerca elétrica.

O que é e como funciona a cerca elétrica?

Cerca elétrica é um dos tipos de barreira física da segurança perimetral. Ou seja, é um obstáculo para possíveis invasores em um determinado perímetro. Consiste em uma cerca formada por fios de aço energizados. A qualquer toque nestes cabos enquanto estão em funcionamento, a pessoa leva um choque.

Além da cerca elétrica, a concertina e a cerca de arame farpado também são tipos de barreiras físicas da segurança perimetral – que ainda conta com barreiras tecnológicas (alarmes monitorados) e psicológicas (intimidação por meio de placas, como “cuidado, cão feroz” ou “você está sendo filmado”).

A cerca elétrica pode matar?

O grande temor de quem instala uma cerca elétrica para proteger imóveis residenciais e comerciais é um possível risco em casos de toques involuntários no sistema. É verdade ou mito que a cerca elétrica pode matar? É mito!

A cerca elétrica visa dar um choque em quem tocá-la para evitar invasões criminosas, mas essa descarga não é letal. Ou seja, não é suficientemente forte para matar uma pessoa. No entanto, é muito eficiente como barreira para qualquer tentativa diante do desconforto físico submetido ao invasor.

Embora possa dar um choque em torno 8.000 volts, a cerca elétrica tem tensão pulsante. Isso quer dizer que a descarga não é contínua. Se uma pessoa tocá-la não vai ficar grudada na hora do choque.

Da mesma maneira, a cerca elétrica instalada devidamente por um profissional especializado não vai oferecer riscos à vida de animais domésticos e crianças em caso de toque acidental.

Quando a cerca elétrica oferece riscos à vida?

A cerca elétrica é segura desde que sua instalação seja feita por profissional qualificado e com material de primeira linha. Caso contrário, é verdade que o sistema de segurança pode oferecer risco à vida.

Afinal, se for instalada por pessoas que não têm o devido conhecimento técnico, o sistema pode estar fora dos padrões adequados. Além de saber escolher o tipo de descarga (pulsante), é preciso controlar também a intensidade para que ela provoque um incômodo grande em um bandido que tentar invadir seu imóvel sem oferecer riscos aos moradores e animais da casa.

Como instalar uma cerca elétrica com segurança?

Aqui vai outra verdade absoluta: se você quer instalar uma cerca elétrica em seu imóvel residencial ou comercial, precisa de uma empresa com expertise na área e que ofereça serviços completos e personalizados.

A Iport é especializada segurança eletrônica e planeja e desenvolve projetos de proteção com cerca elétrica para condomínios, casas e empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Fale com nossos especialistas e peça uma visita técnica gratuita pelo telefone (13) 3278-0130 ou preencha o formulário abaixo.

Nós entraremos em contato com você para apresentar um projeto personalizado para a sua necessidade.

PROTEJA SEU IMÓVEL RESIDENCIAL OU COMERCIAL COM A SEGURANÇA PERIMETRAL IPORT

Preencha o formulário