Cerca elétrica é segura? Veja o que acontece com quem tenta invadir seu imóvel

A busca por mais segurança em imóveis residenciais e comerciais vem crescendo a cada ano e uma das soluções mais comuns é a cerca elétrica. Utilizada no entorno de casas, condomínios, estabelecimentos comerciais, essa proteção costuma ser muito eficiente, mas ainda gera dúvidas para muitas pessoas. A principal delas é: um choque provocado pela cerca elétrica pode matar?

O objetivo deste item de segurança é funcionar como uma barreira física contra invasões criminosas a qualquer imóvel e não tirar a vida de outra pessoa. Desta maneira, a cerca elétrica pode dar um choque de aproximadamente 10 mil volts, mas não mata. No máximo oferece um desconforto muito grande – como a dormência do membro do corpo que for encostado no cabo energizado.

Então, você pode se perguntar como alguém pode sobreviver a um choque de 10 mil volts? A resposta está na instalação do equipamento. A cerca emite pulsos elétricos (ou seja, de curta duração) e a amperagem é baixa. Desta maneira, a pessoa não fica grudada no fio (como acontece com quem toca um fio de alta tensão da rede elétrica pública, por exemplo).

O desconforto é tão grande que inibe qualquer tentativa de invasão. Geralmente, a cerca elétrica é posicionada em cima de muros ou portões, protegendo o entorno do imóvel. Essa solução faz parte da chamada segurança perimetral. Você já ouviu falar? Vamos explicar tudo a seguir.

O que é Segurança Perimetral?

Muita gente já viu por aí e até já foi protegida por este sistema, mas não tem ideia disso. Segurança Perimetral é um conjunto de soluções que garante a proteção a um determinado perímetro, ou seja, ao entorno de um imóvel.

São recursos que inibem ações criminosas com barreiras psicológica (intimidação por meio de avisos em placas), física (cerca elétrica, concertina, arame farpado) e tecnológica (sensores e alarmes).

Como funciona a Segurança Perimetral?

A Segurança Perimetral é muito recomendada para imóveis e estabelecimentos comerciais que ficam um período do dia vazios. Veja como funciona cada uma das barreiras oferecidas por este sistema:

Barreira psicológica

Solução de intimidação do invasor com base no risco iminente que ele vai correr, caso decida acessar algum espaço não autorizado. Como exemplo, destacam-se as placas de avisos (“cão feroz”, “cuidado” ou “ambiente monitorado por câmeras”).

Barreira física

São obstáculos que dificultam as invasões, como cercas elétricas, concertina e arame farpado nos pontos de acesso.

Barreira tecnológica

É a implantação de recursos tecnológicos para inibir e detectar invasões. Entre eles, estão alarmes perimetrais com sensores infravermelho, que podem monitorar ambientes 24h por dia.

Veja como instalar uma cerca elétrica ou outra barreira de segurança

Se você quer contar com uma cerca elétrica ou qualquer outra barreira da segurança perimetral, é fundamental que busque um especialista no assunto. A Iport é uma empresa de segurança eletrônica que desenvolve e executa projetos de proteção patrimonial com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração.

Para falar com a Iport, basta preencher o formulário abaixo. Se você quiser, também pode solicitar uma visita técnica gratuita pelo telefone (13) 3278-0130. Nós vamos até você, avaliamos sua necessidade e elaboramos o sistema ideal para você se sentir mais seguro.

TRANSFORME SEU IMÓVEL EM UMA FORTALEZA COM A SEGURANÇA PERIMETRAL

Preencha o formulário