Delivery em condomínios: saiba como a portaria remota pode ajudar durante a pandemia de coronavírus
Uma das grandes questões enfrentadas frequentemente pelos síndicos diz respeito aos serviços de delivery em condomínios, cada vez mais comuns nos dias de hoje. Muitos entendem que a figura do porteiro é fundamental para intermediar entregas, mas como acontece nos condomínios com portaria remota?
É fundamental definir regras para serviços de delivery em condomínios. Pode parecer óbvio, mas essa é a primeira medida que um síndico deve tomar para sua própria segurança.
Isso porque as leis sobre o assunto não trazem orientações sobre como lidar com os serviços de delivery em condomínios. Mas, conforme a Lei Federal 6.538, art. 22, “os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação”.
Portanto, se o seu condomínio ainda não possui regras estabelecidas na convenção condominial e no regimento interno, convoque uma assembleia para deliberar sobre o assunto. Com o registro, todos ficam cientes de suas responsabilidades sobre o tema.
Como a portaria remota proporciona segurança em serviços de delivery?
Especialistas em segurança condominial entendem que é melhor não permitir a entrada de entregadores. Outros permitem em casos excepcionais e mediante cadastro interno do entregador. Há, ainda, condomínios com funcionário exclusivo para recepcionar entregas na portaria e levá-las até a unidade particular.
Independentemente das regras definidas pelos moradores, o controle de acesso é uma prática importante de segurança para condomínios e a portaria remota, como uma tecnologia essencial de modernização, traz facilidade para isso.
Controle e monitoramento completo com eficiência e mais segurança
Com a portaria remota é possível ter o controle e monitoramento de tudo o que acontece nas dependências de uso comum do condomínio. Entrada e saída de pessoas, recebimento e entregas de encomendas, tudo pode ser controlado à distância pela central de monitoramento de modo eficiente, sem expor colaboradores ao risco real de violência ou ameaça com intuito de invasão.
Recebimento de entregas e outras encomendas
Ao chegar no condomínio, o entregador aciona, pelo interfone, a central de atendimento da portaria remota, pois não lhe é possível entrar em contato com as unidades.
Ao ser atendido, ele se identifica e informa os dados do morador ao qual se destina a encomenda. Cabe então ao atendente entrar em contato com o condômino e solicitar sua ida à portaria para retirar o produto. Dessa forma, não há necessidade de entrada de pessoas externas. No caso de entregas de gás e água, pode ser adotado o mesmo procedimento.
Vale lembrar que, para o caso de entregas de comida e outros produtos menores, o ideal seria a instalação de um passa-volume para evitar qualquer possibilidade de imprevisto devido à abertura de portas externas.
Outras correspondências e mercadorias devem ser recebidas, conferidas e distribuídas pelo zelador em condomínios com portaria remota. Interessante lembrar que já há soluções no mercado de armários inteligentes, facilitando a rotina dos condôminos, não sendo mais necessário depender do zelador para retirar sua encomenda.
Com portaria remota, falhas técnicas são rapidamente resolvidas
A portaria remota é uma das tecnologias inovadoras disponíveis para condomínios não só por oferecer um serviço eficiente e seguro, mas por também ser fácil de controlar seu funcionamento. Se, em qualquer momento, algum dos dispositivos apresentar falhas, seu próprio sistema aciona a empresa responsável para enviar então um técnico e fazer o conserto.
Cuidados importantes com delivery em tempos de pandemia
Evitar entradas não desejadas, roubos e furtos são casos que podem ser controlados com o auxílio da tecnologia, mas cuidados para evitar contágio por coronavírus precisam ser tomados pelas pessoas. Veja, abaixo, cuidados a seguir ao retirar ou receber alguma encomenda.
1. Utilize máscara ao receber ou retirar alguma encomenda, pois elas podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus.
2. Se possível, escolha o tipo de embalagem para receber seu produto. O vírus sobrevive 24h horas em papelão e até três dias em plásticos.
3. Higienize a embalagem. Lave suas mãos e limpe a embalagem com álcool 70% assim que chegar em casa.
4. Dentro do possível, faça pagamento com o cartão quando retirar a encomenda. Evite manusear cédulas. Se conseguir fazer o pagamento por aplicativo, melhor ainda.
Para ver outras dicas para condomínios, inclusive no que diz respeito ao controle da disseminação do coronavírus, acesse este link.
Fonte: Kiper / Iport
Foto: Envato