Dez importantes dicas para escolher sua portaria remota
O uso de soluções tecnológicas inovadoras tem sido a alternativa adotada em condomínios que buscam aliar a economia de recursos à melhora no nível de segurança do empreendimento.
Apesar de ser uma das principais tendências no mercado de condomínio, a portaria remota é uma tecnologia bastante recente que exige do síndico cuidado redobrado na hora de optar pela empresa a ser contratada.
Uma forma de fazer a contratação desse tipo de serviço de forma acertada é seguir algumas dicas acerca do funcionamento da solução escolhida.
Isso ajuda o síndico a conhecer os principais diferenciais que um sistema de gestão de condomínio deve ter para repassar aos condôminos durante a assembleia em que será votada a contratação da melhor solução.
Então confira as dicas que selecionamos para você contratar uma empresa de portaria remota com segurança.
1. Tenha um projeto personalizado
Para você ter um sistema de portaria remota bem feito, tudo começa com o conceito do projeto. Assim, a primeira exigência é que o consultor de segurança vá até seu condomínio, analise-o e proponha um projeto personalizado. Isso porque cada condomínio é diferente e precisa de soluções distintas. Nós desenvolvemos projetos de acordo com as características e necessidades de cada prédio.
2. Verifique como é realizado o acesso ao condomínio
Isso é muito importante. No caso da portaria remota Iport, o fluxo de entrada e saída de moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e veículos é realizado a distância por meio de uma central de monitoramento que efetua o controle de acesso e monitora todos os eventos de forma ininterrupta ou por meio de QR Code via aplicativo, tag e controle de garagem.
Para a entrada e saída de veículos, os moradores do condomínio utilizam controles remotos com tecnologia de ponta anticlonagem para abrir e fechar os portões. O uso desses dispositivos de identificação de alta tecnologia permitem a passagem de forma fácil, rápida e segura. Além disso, possuem a função pânico para que seja acionado em caso de emergência.
3. Exija um procedimento padrão ágil em caso de perda da tag, controle de garagem ou celular
Em caso de perda de algum destes dispositivos — tag, controle de garagem ou celular — a empresa precisa ter um procedimento padrão para lidar com a situação. O morador deve comunicar imediatamente a empresa de portaria remota contratada para que seja efetuado o bloqueio do dispositivo. Ao realizar o procedimento, o dispositivo deve deixar de funcionar para acesso ao condomínio. O funcionamento desse serviço deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana.
4. A tecnologia precisa funcionar em caso de falta de energia ou internet
É importante verificar se o sistema funciona de forma ininterrupta e sem falhas. Caso contrário, a instabilidade na internet ou a falta de energia podem interromper os serviços e comprometer o acesso ao condomínio.
É preciso adequar o sistema de nobreak para que a falta de energia ou falha em algum equipamento seja diagnosticada de imediato e o controle de prevenção realizado automaticamente pelo sistema. Além disso, todos os projetos contemplam iluminação de emergência nas entradas de pedestres. Dessa forma, mesmo na falta de energia elétrica, a entrada ficará iluminada e segura.
5. O sistema de portaria remota não deve ser só para abrir portas
Geralmente, o profissional que trabalha na portaria faz muito mais do que abrir portas. Nesse sentido, o recebimento das entregas e correspondências costuma ser uma das principais dúvidas de síndicos e moradores com relação ao funcionamento da portaria remota. Normalmente, essa tarefa acaba sendo atribuída ao zelador, que precisa se responsabilizar pelo recebimento e entrega das correspondências aos moradores.
Com a instalação da portaria remota Iport, todas as entradas, saídas, correspondências e entregas são controladas e monitoradas 24 horas por dia, sem interrupção. Além disso, também oferecemos soluções tecnológicas específicas para recebimento de correspondências, como os armários inteligentes.
Outras funções realizadas pelo porteiro, como apagar luzes, devem ser incluídas no sistema de automação da portaria remota. Assim, o controle de iluminação e dos portões eletrônicos do condomínio, bem como de tudo que possa ser incluído na automação, deve ficar a cargo da empresa de portaria remota.
6. Os acessos aos condomínios devem ser registrados em sistema
Optar por um sistema de gestão remota de segurança deve garantir aos síndicos ou gestores a automatização dos principais processos de rotina do condomínio. Dessa forma, o responsável pela administração do empreendimento pode se dedicar a atender demandas prioritárias e estratégicas para o bom funcionamento do condomínio e bem-estar dos moradores.
Oferecemos uma solução de portaria remota totalmente integrada que integra Hardware, Software e Know How para o controle e gerenciamento do acesso de condomínios a distância. O monitoramento é realizado por profissionais em uma base de atendimento remota e os equipamentos de última geração fazem o registro e armazenamento de vídeos, áudios e de todas as informações de autorização de entrada.
7. A empresa deve apresentar um relatório mensal de tudo o que aconteceu no condomínio
Embora tudo deva ficar registrado no sistema, é importante que a empresa forneça ao síndico e aos conselheiros um relatório mensal de tudo o que aconteceu no mês anterior: todos os acessos, todas as informações referentes ao sistema de portaria remota etc.
8. Exija que a empresa tenha o contato e obtenha os equipamentos direto com o fabricante
Nos últimos anos, vemos um movimento de aproximação dos fabricantes de tecnologia com os consumidores finais. Isso tem em vista o monitoramento da qualidade de produtos e serviços.
Sendo assim, exija que a empresa de portaria remota tenha esse contato direto com o fabricante da tecnologia. Isso evitará que os equipamentos fiquem obsoletos, pois o fabricante costuma se preocupar em atualizá-los. Ele também se preocupará em apresentar novos recursos e em cumprir normas de segurança.
9. Escolha um sistema que foi feito exclusivamente para isso
Escolha uma empresa que seja especialista em portaria remota, e que dedique todos os seus esforços em pensar neste mercado e entender suas dores. É esse tipo de empresa que possui tecnologia personalizada e que atenderá muito melhor à sua necessidade.
Além disso, empresas como a Kiper acompanham as normas vigentes no mercado, como a NBR 9077, que pauta sobre as saídas de emergência em edifício. Busque quem é referência e domina o assunto.
10. Exija um aplicativo específico para a portaria remota
Uma boa empresa de portaria remota deve oferecer um aplicativo que tenha várias funcionalidades, como é o caso do App Kiper, empresa que desenvolveu o sistema da Iport.
Além do controle de acesso, o App Kiper oferece lista de convidados externos para eventos, monitoramento em tempo real da timeline de acessos. O aplicativo precisa trazer autonomia e privacidade aos condôminos.
Fonte: Blog Kiper
Foto: Pixabay