Além de dar mais segurança e comodidade, tecnologia valoriza o imóvel
As inovações tecnológicas influenciam diversos segmentos da economia, e com o mercado imobiliário, não é diferente. Felizmente, podemos dizer que as novas tecnologias trazem benefícios e, no contexto do mercado imobiliário, podem contribuir para a valorização do imóvel.
Abaixo, listamos alguns dos tipos de tecnologia que estão conectados com a inovação e que também ajudam na valorização das unidades de um condomínio:
Automação residencial
Trata-se de um sistema que integra, monitora e gerencia diferentes tipos de tecnologias que estão presentes no empreendimento.
A automação residencial pode contribuir para o conforto dos condôminos, ao mesmo tempo em que ajuda na economia e promove a segurança.
Alguns exemplos de tarefas realizadas pelo sistema: irrigação de jardins, controle do termostato de ambientes, monitoramento de câmeras, alarme remoto, etc.
Energias solar e alternativas
Formas de economizar recursos estão se tornando populares, e gerar uma parcela da própria energia gasta é uma delas. Dentre as maneiras de produzir energia, podemos destacar os painéis solares fotovoltaicos. Além de uma medida econômica, é ecologicamente correta e sustentável.
Dispositivos de segurança
Dispositivos de segurança não são exatamente uma novidade em condomínios, mas a tecnologia os tem tornado cada vez mais eficazes. Alguns dos equipamentos mais utilizados e importantes hoje são câmeras, cercas elétricas e sensores de movimento.
Internet de fibra ótica
A verdade é que muitos condomínios ainda não têm as condições ideais para a instalação de internet rápida e de qualidade. E isso é preocupante, já que a internet é fundamental para nossas vidas pessoal e profissional.
Por essa razão, a fibra ótica é uma ótima escolha para levar acesso online aos condôminos. A fibra ótica costuma fornecer uma conexão estável e eficaz, aumentando a qualidade e diminuindo os cortes e quedas no serviço.
Portaria remota
A portaria remota pode ser incluída também na automação residencial e nos dispositivos de segurança, mas chamamos a atenção dela por ser ainda mais vital do que as outras tecnologias.
Ela é uma solução que permite o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviços a distância por meio de uma central de monitoramento. Contribui para automatizar a vigilância em condomínios residenciais de pequeno e grande porte, reduzindo a vulnerabilidade de porteiros e condôminos.
Fonte: Kiper
Foto: Pixabay