4 dicas essenciais para aumentar a segurança em seu estabelecimento comercial

Quem tem um estabelecimento comercial sabe bem o risco que corre. Infelizmente, no Brasil não dá para depender apenas das forças de segurança públicas para evitar assaltos, furtos ou qualquer tipo de invasão. Por isso mesmo, o próprio comerciante deve tomar algumas atitudes para minimizar os problemas.

São cuidados essenciais que inibem ações criminosas. Afinal, os marginais agem exatamente onde sabem que terão mais chances de sucesso. Não à toa existe um ditado que diz “a oportunidade faz o ladrão”. Portanto, continue lendo esse texto e veja abaixo 4 medidas fundamentais que você pode tomar para aumentar a segurança do seu negócios e, consequentemente, a de seus funcionários e clientes.

1. Treinamento de funcionários
O funcionário é o primeiro contato de qualquer pessoa que entre em seu estabelecimento. Além de prestar um bom atendimento, ele deve estar atento a comportamentos suspeitos.

Hoje em dia, há empresas que prestam treinamentos que evitam roubos e furtos apenas com a observação do suposto cliente mal-intencionado. Vale destacar que treinar um funcionário não significa prepará-lo para reagir a um assalto e, sim, para preveni-lo.

2. Cuidado ao receber entregas
Na maioria dos segmentos, o momento da entrega de mercadorias na loja é bem delicado. Afinal, é o estoque que chama a atenção de possíveis bandidos.

Então, é necessário criar um protocolo de segurança, com procedimentos padronizados e funcionários bem atentos, monitorando todo o trabalho de entrega, especialmente em descarregamentos externos, aqueles em que o caminhão para na rua e não na parte do estacionamento ou outro espaço do estabelecimento.

3. Atenção especial ao caixa
Essa dica talvez nem fosse necessária, mas não custa reforçar. O caixa é o alvo preferido dos bandidos que querem uma ação rápida. Desta maneira é essencial não deixar o dinheiro acumular com o fluxo das vendas. O ideal é fazer a sangria dos valores em dinheiro com frequência, deixando apenas o suficiente para dar troco aos clientes.

4. Investimento em segurança eletrônica
Essa medida é a base de tudo que você leu até agora. Atualmente, a segurança eletrônica engloba diversas soluções que transformam qualquer tentativa criminosa em uma ação muito mais complicada.

São sistemas que podem fazer os bandidos desistirem de invadir qualquer estabelecimento comercial devido aos obstáculos e, principalmente, à grande chance de serem flagrados e identificados.

Veja abaixo algumas soluções em segurança eletrônica que deixam qualquer local mais seguro:

  • Monitoramento 24h por alarmes
    Trata-se de uma rede de sensores que detecta movimentos e violações de ambientes. Ou seja, uma vez acionado, qualquer presença no local vai disparar o alarme.
  • Monitoramento de imagens online
    Sistema com câmeras instaladas em pontos estratégicos que oferecem o monitoramento pela internet (via smartphone, tablet ou computador). Com isso, o proprietário pode visualizar tudo em tempo real de qualquer parte do planeta (inclusive para monitorar o funcionamento do estabelecimento à distância).
  • Segurança Perimetral
    São barreiras física (cerca elétrica), psicológica (placas de aviso) e tecnológica (alarmes 24h) instaladas no imóvel.
  • Circuito Fechado de TV
    Conjunto de câmeras conectadas a uma central de monitoramento local. Com ele, é possível destacar uma pessoa para ficar atenta aos movimentos dentro do estabelecimento.

Com todas essas dicas, certamente você vai conseguir aumentar a segurança de seu estabelecimento. Caso você tenha interesse, a Iport pode ajudar. Afinal, é especializada em segurança eletrônica para imóveis residenciais e comerciais, condomínios e até de veículos (com serviço de rastreamento).

Fale conosco pelo telefone (13) 3278-0130 ou preencha o formulário abaixo e nós entramos em contato com você.

 

Foto: Envato

QUER TER ECONOMIA DE ATÉ 70%
+ SEGURANÇA NO SEU CONDOMÍNIO?

Preencha o formulário